sexta-feira, 31 de março de 2023

ENTENDA O ARCABOUÇO FISCAL TÃO ESPERADO...




OBRAS INACABADAS OU EM ANDAMENTO TERÃO DE SER CONCLUÍDAS: O governo poderá gastar o correspondente a 70% das receitas geradas no ano anterior, mas as despesas apenas poderão crescer, no máximo, 2,5% de um ano para outro. Com isso, poderá haver sobra de dinheiro, que eventualmente será destinado a… investimentos. Este é um dos pontos mais inteligentes da proposta.


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quarta-feira, 29 de março de 2023

HADDAD É COMPETÊNCIA À FRENTE DA FAZENDA

 


Haddad fala no Fórum Nacional dos Prefeitos (Foto: Lula Marques/Ag. Brasil)



Apesar do Banco Central manter absurdamente a taxa de juros em 13,75%, o Ministro da Fazenda Fernando Haddad está firme e forte na condução do Ministério da Fazenda e faz de tudo para que em breve o tal arcabouço fiscal seja apresentado e aprovado.


Empenho e capacidade não lhe faltam. Onde atuou sempre mostrou comprometimento e habilidade. Exemplos são a Prefeitura de São Paulo e o Ministério da Educação.


Portanto, a Fazenda pública está em boas mãos. Agora, é preciso que o Banco Central pare de engessar a economia do Brasil e baixe logo e bastante as taxas de juros.



COMO SE CONSTROI A BASE DE UMA PONTE SOBRE O MAR

 

CURIOSIDADES revir@volta



Com dois tipos básicos de alicerces: tubulões ou caixões. Os primeiros são tubos metálicos, com até 3 metros de diâmetro, cuja ponta é encravada no fundo do mar. Depois, a água do interior é bombeada para fora. Um sistema de ar comprimido mantém o interior seco para permitir que se escave por ali a base na qual se assenta o tubo. À medida que a escavação prossegue, o tubo vai penetrando no solo. Em determinado ponto, a base é alargada para sustentar melhor o alicerce. Aí então, o tubulão é enchido com concreto e sobre ele se constrói um bloco, também de concreto, que servirá de base para os pilares de sustentação da parte plana da ponte - o chamado tabuleiro. Já os caixões são estruturas de aço ou concreto armado, dentro das quais o terreno é escavado e os pilares, edificados como se faz com os tubulões. Geralmente, essas pontes são construídas em locais próximos ao continente, onde a profundidade da água varia em torno de 50 metros.

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